Em geral, os adoçantes artificiais estimulam o apetite. Alguns estudos demonstraram que os adoçantes artificiais acabam estimulando o ganho de peso, uma vez que são utilizados em várias dietas que baixam o metabolismo.
Eu não recomendo o uso de adoçantes artificiais, nem mesmo a sucralose ou o ciclamato.
Uma coisa é certa: eles não desencadeiam produção exacerbada de insulina. Neste aspecto, tudo bem.
No entanto, alguns indivíduos parecem apresentar, por alguma razão obscura, cefaléias relacionadas à ingestão de aspartame e outros adoçantes artificiais. Os fabricantes destes produtos, contudo, negam que isso ocorra.
O pior é que até alguns remédios, como o Tylenol gotas, contêm adoçantes artificiais na sua composição.
Uma alternativa de adoçante natural já está disponível no mercado há algum tempo: a stévia. Mas preste atenção ao rótulo do produto stévia que você está comprando. Alguns utilizam o nome stévia no rótulo, mas também contêm outros adoçantes como a sacarina. Acontece que a stévia apresenta aquele sabor com fundo levemente amargo, que tantas pessoas reclamam nos adoçantes. Em termos de paladar, com certeza a stévia está longe de ser o melhor.
Se você sofre de enxaqueca, procure evitar ao máximo todo e qualquer tipo de açúcar e adoçantes.
Os pacientes, quando se dispõem a mudar seus hábitos e estilo de vida, acabam por nem sentir tanta falta de todo esse açúcar, e muito menos do adoçante.
Experimente você também, viver com menos açúcar e sem adoçantes. Pode ser mais fácil e mais proveitoso do que você imagina!
Minha dica é comer bastante frutas. As frutas são os doces que a Natureza nos oferece. Por isso, coma frutas sempre que quizer comer um doce. Pode comer bastante, até a vontade de doces passar! Escolha frutas bem maduras, pois são as mais doces. Quando você menos esperar, terá adquirido novos hábitos, muito mais saudáveis.
Mel ou Malte de Arroz - Este xarope equilibrado, com um grande teor de maltose e de hidratos de carbono complexos, é absorvido de uma forma lenta e gradual na corrente sanguínea; tem uma doçura subtil e um sabor rico. Este xarope utiliza cevada germinada para criar um adoçante equilibrado, cujo segredo está na fermentação enzimática.
Malte de Cevada - Este adoçante é semelhante ao malte de arroz, mas o arroz é substituído por cevada e a cevada germinada transforma os amidos do cereal num adoçante complexo que é digerido gradualmente.
Fruta - Purés de fruta, manteigas ou pastas de fruta seca ou cozinhada são adoçantes excelentes uma vez que contêm menos água, o que concentra o sabor e conteúdo natural do açúcar.
Amasake - Um adoçante tradicional no Oriente, produzido a partir de diferentes cereais, geralmente arroz integral; tem uma consistência espessa e a textura de um pudim.
Os adoçantes acima mencionados, são na minha opinião os mais saudáveis e que, consequentemente devem ser utilizados com mais regularidade; outros adoçantes naturais possíveis estão listados abaixo - sugiro-lhe que os utilize com muito mais moderação, apenas em situações especiais.
Frutose - Muito na moda actualmente, este açúcar simples refinado, tem a mesma estrutura molecular do açúcar da fruta; é cerca de duas vezes mais doce do que o açúcar branco, no entanto liberta glicose na corrente sanguínea mais lentamente. Contudo, a frutose pode subir os níveis de triglicéridos, particularmente em pessoas com um estilo de vida mais sedentário.
Sumo de fruta Concentrado - Estes sumos, denominados "modificados", têm um efeito semelhante ao açúcar branco, perderam o sabor da fruta assim como os nutrientes. Se comprar concentrados de fruta escolha aqueles que são evaporados em vácuo (se não vier mencionado no rótulo, prefira outros), e que mantêm o sabor e aroma, para além das vitaminas e minerais. Cuidado com os concentrados de sumo de uva que não sejam biológicos (de agricultura orgânica): o resíduo de pesticidas pode ser muito elevado.
Sumo de fruta Concentrado - Estes sumos, denominados "modificados", têm um efeito semelhante ao açúcar branco, perderam o sabor da fruta assim como os nutrientes. Se comprar concentrados de fruta escolha aqueles que são evaporados em vácuo (se não vier mencionado no rótulo, prefira outros), e que mantêm o sabor e aroma, para além das vitaminas e minerais. Cuidado com os concentrados de sumo de uva que não sejam biológicos (de agricultura orgânica): o resíduo de pesticidas pode ser muito elevado.
Mel - Uma abelha necessita de toda uma vida para produzir uma colher de sopa de mel. O mel consiste essencialmente de glucose e frutose e é duas vezes mais doce do que o açúcar, sendo muito rapidamente absorvido na corrente sanguínea. O mel, se produzido na sua zona geográfica, pode ajudar a combater a febre dos fenos e ser útil nalguns problemas cardíacos. Nota: em crianças com menos de um ano de idade o mel pode levar a uma forma tóxica, mesmo fatal, de botulismo.
Melaço - O melaço, obtido a partir do açúcar, é um açúcar simples altamente processado que entra rapidamente na corrente sanguínea. O melaço pode também conter resíduos químicos associados à cultura e processamento do açúcar branco. Se alguma vez utilizar melaço, utilize apenas aquele que é biológico (produzido sem produtos químicos).
Outros adoçantes possíveis de relativa boa qualidade são malte de trigo e geleia de milho, isto mencionando apenas aqueles mais facilmente adquiridos no mercado nacional.
Espero que todas estas alternativas lhe agradem; não esqueça porém, que a melhor forma de obtermos doçura na vida é através de actividades que nos dêem prazer, relacionamentos (de amizade ou românticos) gratificantes e um estilo de vida em que equilibramos actividades profissionais com outras mais relaxantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário